sábado, 15 de janeiro de 2011

PORGY AND BESS
(George Gershwin )

Sumertime é uma ária da opera Porgy and Bess. Porgy and Bess traz à cena uma tragédia de amor. Relata o melancólico drama amoroso do casal negro Porgy e Bess. Porgy é um mendigo aleijado e faz de tudo para conseguir ficar com sua amada Bess. Ela, apesar de também querer ficar ao seu lado, precisa se desvencilhar de seu amante opressor, Crown, e dos cortejos do traficante Sportin’ Life. Ambientada no sul dos Estados Unidos, na fictícia Catfish Row, na Carolina do Sul, nos anos 30, apresenta um retrato convincente da vida de uma comunidade negra paupérrima, em um período de intensa discriminação racial nos Estados Unidos da América. Todos os personagens são negros, com exceção de quatro papéis interpretados por brancos que não são cantados, apenas falados.“Porgy and Bess” estreou em 30/09/1935
em Boston e em 10/10/1935 na Broadway.
Summertime é a mais conhecida canção desta ópera. É cantada, primeiramente, por Clara, uma soprano, num personagem coadjuvante, como uma canção de ninar, logo no início do primeiro ato, tendo como pano de fundo o bairro do Catfish Row e seus habitantes.
Após isso, a canção é interpretrada mais umas três vezes.
Como canção de ninar, Summertime é envolta numa aura de mistério, feitiço, drmaticidade a um só tempo representando um canto de lamento e um hino à esperança. Clara, tenta acalentar uma criança, dizendo-lhe e prometendo-lhe coisas que não têm correlação com o plano geral da situação vivida pelos personagens. O texto da ária é o seguinte:
“Summertime ... and the livin’ is easy/Fish are jumpin’... and the cotton is high/ Your dad’s rich... and your ma´s good-looking/ So hush little baby... don’t you cry/ One of these mornin’s...you gonna rise up singing/ You gonna spread your wings...and you’ll take to the sky/ But ‘till that morning...there ain’t nothin’ gonna harm you/ With your mamma and dad ... standing bye/ Summertime”
Traduzindo, seguindo o contexto da opera, é mais ou menos assim:

"É verão ... tempo de sol criança. A vida é fácil.
Os peixes saltam e o algodão está alto.
Seu pai é rico. Sua mãe tem boa aparencia.
Pequena criança não chore.
Numa manha dessas
você estará crescida,
cantando animada.
Suas asas largas, abertas
para alacançar o céu.
Mas até esta manhã,
nada vai lhe causar temor... querida.
Não chore."

A ópera Porgy and Bess, último grande trabalho de Gershwin, foi escrita em 1934 com co-autoria de Ira Gershwin, baseada no conto “Porgy”, de DuBose Heyward, também seu libretista. Ela estreou em 1935, em Nova Iorque, e é considerada a primeira ópera de destaque de um escritor norte-americano. Para dar verossimilhança ao drama vivido pelo casal negro, Gershwin fez estudos minuciosos nos estados do sul dos Estados Unidos. Com influência do jazz e da música religiosa, Porgy and Bess colocou no palco um elenco formado exclusivamente por negros e apresentou canções que se tornaram clássicos mundiais, entre elas Summertime, uma canção de ninar, que até hoje corre o mundo separada da obra prima, nas vozes de alguns dos maiores ícones da música americana, principalmente. Apesar do êxito desta ópera quando de sua exibição, houve muita resistência por conta do forte preconceito racial. Mesmo assim, a música composta por Gershwin, considerada divina pela crítica, acabou se tornando a maior ópera americana de todos os tempos, na qual o autor, fiel ao seu estilo, sintetizou as duas tradições que conhecia:a americana, representada pelo jazz e pelo spiritual, e a sinfônica européia. Ao promover a fusão entre os elementos do jazz e da música erudita, Gershwin e seu irmão Ira, revolucionaram a música popular nos Estados Unidos. George Gershwin nasceu no Brooklin em 26/09/1898, filho de emigrados russos, autodidata. Iniciou seus estudos aos 13 anos de idade, transformou-se no maior dos compositores americanos.
Faleceu em 11/07/1937 com um tumor no cérebro.

A obra de Gershwin caracteriza-se pela composição de música sinfônica e ritmos de jazz da época, com melodias de fácil assimilação. O piano foi o seu instrumento e elemento central de todas as suas criações. Entre suas obras instrumentais destacam-se Rhapsody in Blue (1924), Concerto em Fá (1925) e Second Rhapsody (1931), compostas para solo de piano. "Um Americano em Paris" é sua obra mais conhecida. Foi composta em 1928, durante a mudança de Gershwin para a Europa, onde conheceu Igor F. Stravinsky. Foi protagonisada no cinema por Gene Kelly. Gershwin compôs várias trilhas sonoras para musicais e filmes de Hollywood, das quais executou aproximadamente 500 canções. Ira, o irmão mais velho de Gershwin, escreveu grande parte das letras de suas melodias, como I Got Rhythm, Embraceable You e Summertime, interpretada por inúmeros músicos de jazz e cantores líricos.
***************

Nenhum comentário:

Postar um comentário